AutoCAD: O que é? – Origem e Vantagens

AutoCAD: O que é, como surgiu e suas vantagens.

Quando falamos de desenho técnico feito no computador sempre nos lembraremos do AutoCAD. É impossível não se lembrar dele.

O AutoCAD é um software criado e comercializado pela Autodesk. A primeira versão foi lançada em dezembro de 1982 com o objetivo de revolucionar o mercado e modernizar a forma de desenhar. Antes, os desenhos eram feitos diretamente nos formatos de papel em cima de pranchetas e também eram usados vários acessórios como canetas de nanquim, esquadros, régua “T”, bolometros, curva francesa, aranhas, etc..

O lançamento do AutoCAD foi uma verdadeira revolução para a época e ainda hoje continua sendo um dos softwares mas utilizados no mundo quando falando de CAD (Computer Aided Design) ou Desenho Orientado por Computador. 

A cada ano, a Autodesk lança uma nova versão do AutoCAD que vem recheado de novidades e atualizações, com ferramentas cada vez mais inteligentes, sempre para facilitar o trabalho do usuário. 

O AutoCAD atualmente está disponível em vários idiomas, são eles: Inglês, Português do Brasil, Tcheco, Francês, Alemão, Húngaro, Italiano, Japonês, Coreano, Polonês, Russo, Chinês (simplificado e tradicional) e Espanhol.

Mas, quais são as vantagens de usar o AutoCAD?

A Compatibilidade

O AutoCAD é um software universal e permite que você faça um desenho e possa abri-lo em outro aplicativo. Ele tem compatibilidade com diversos outros softwares e o padrão do AutoCAD é uma das mais procuradas no mercado.

Possuir Ferramentas Gráficas

Quando falamos de AutoCAD, ele é o mais completo do mercado quando falamos de volume e desenhos geométricos de maior complexidade. Ele possui MUITAS ferramentas gráficas e como elas é possível desenhar, modelar, remodelar e até ver as dimensões.

Edição com AutoLISP

O AutoLISP é um dialeto para a linguagem de programação LISP, criado especificamente para ser utilizado com o programa AutoCAD e seus derivados. Essa linguagem própria e única permite a transformação de aplicativos específicos para cada área de atuação do designer.

Acesso Remoto a Desenhos

Você pode salvar um arquivo na sua conta do AutoCAD e ele se torna acessível para visualização e edição em qualquer de seus dispositivos conectados à Internet, tais como tablet quando estiver em campo ou em um navegador da internet em um computador diferente.

Qualidade dos Gráficos

Quem trabalha com desenhos técnicos sabe que a qualidade dos gráficos faz muita diferença na elaboração do projeto. Os gráficos do AutoCAD 2D ou 3D são eficientes e realistas, dando uma visão próxima do real de como ficaria o produto.

Referência no Mercado

Não é novidade para ninguém que o AutoCAD é o software mais utilizado no mundo para a criação de projetos de arquitetura, engenharia e design de interiores. Além das áreas que já conhecemos, ele também pode ser usado na música, estudos científicos e até na agropecuária (saiba mais).