Desenhista Cadista

Como Ser um Desenhista Cadista em Tempo de Crise?

Como ser um desenhista cadista mesmo em tempo de crise? Creio que essa seja a dúvida de muita gente que já trabalha na área como técnico cadista ou cadista freelancer. Não pretendo esgotar o assunto, mas dar algumas idéias que podem te ajudar.

Esses dias fiz uma postagem aqui no site sobre como ganhar dinheiro com AutoCAD. E lá eu enumerei 7 maneiras bem interessantes, mas neste artigo vou falar sobre o desenhista cadista.

O QUE FAZ UM DESENHISTA CADISTA?

O cadista é aquele profissional que se responsabiliza por fazer desenhos e modificações em projetos em algum software CAD. A sigla CAD (Computer Aided Design) traduzida para o português significa Desenho Orientado por Computador. Existem vários softwares de CAD no mercado, sendo o mais famoso deles o AutoCAD.

Em tempos de crise, as empresas dispensam funcionários sem qualificação, então aqui vai a primeira dica: qualificação.

A qualificação profissional tem que estar em pauta tanto para o cadista freelancer ou técnico cadista quanto para o empregado de uma empresa. As empresas neste momento querem preservar “talento” e um quadro qualificado de funcionários. As vezes você pode estar pensando: Fiz um curso de AutoCAD e isso já basta, será?

Um bom desenhista cadista, além de saber usar um software CAD, terá que saber ler e interpretar desenhos técnicos em geral, geralmente para arquitetura ou mecânica. E essa é a minha segunda dica.

Quero lembrar que saber usar um software CAD não é a profissão em si, este software é apenas uma ferramenta para quem trabalha com desenho técnico. Conhecer as normas do desenho fará toda diferença na sua profissão.

Sendo o AutoCAD, o software CAD mais utilizado no mercado, há muitas profissões que o usam como ferramenta de trabalho. Abaixo listo algumas:

PROFISSÕES QUE USAM O AUTOCAD

Auxiliar Projetista: Auxilia no desenvolvimento de projetos e elabora desenhos de acordo com as necessidades do cliente, detalhando materiais, viabilidade, custo e benefício.

Desenhista Projetista: Elabora e emite desenhos relativos aos projetos de produtos, máquinas e ferramentas. Desenvolve desenhos em AutoCAD e outras ferramentas. Elabora fluxogramas, layouts, peças para fabricação e documentação técnica.

Desenhista Elétrico: Elabora desenhos de projetos de painéis e comandos elétricos, de acordo com esboços, modelos ou especificações técnicas. Desenvolve instruções de trabalho e sugere melhorias para o processo de desenvolvimento.

Desenhista Projetista Civil: Elabora desenhos de projetos de construção civil e instalações, de acordo com especificações técnicas, estuda viabilidade e realiza levantamento quantitativos de materiais e serviços.

Desenhista Cadista: Elabora os desenhos técnicos no AutoCAD e outras ferramentas. Elabora projeto de produtos, máquinas e instalações, interpreta os projetos existentes, analisa o croqui e aplica as normas técnicas.

Desenhista Copista: Analisa solicitações de desenhos. Interpreta documentos de apoio, tais como plantas, projetos, catálogos, croquis e normas. Define formatos e escalas, sistemas de representação e prioridades de desenhos, conforme cronogramas. Desenha detalhes de projetos de desenhos. Envia desenhos para revisão, realiza cópias de segurança e disponibiliza desenhos finais e revisões.

Desenhista Mecânico: Elabora desenhos de partes ou conjuntos de máquinas de fabricação, ferramentas e dispositivos, de acordo com normas e especificações técnicas. Realiza o levantamento de custos e especifica materiais usados no projeto.

Desenhista Industrial: Elabora desenhos industriais referentes a dispositivos, equipamentos, instalações e produtos e define formatos e escalas, de acordo com especificações técnicas, normas e padronizações.

Auxiliar de Topografia: Ajuda na análise de documentos e informações cartográficas, realiza a interpretação de fotos terrestres e aéreas, imagens orbitais, cartas, mapas e plantas para identificação de acidentes geométricos e pontos de apoio para georreferenciamento e amarração.

Planta Baixa no AutoCAD

Nivelador: Realiza marcação de níveis de terreno em obras, com instrumentos topográficos e geotécnicos através de projetos.

Tem muito mais, falei apenas algumas das profissões ligadas ao AutoCAD. Essas profissões tem grande falta de mão de obra qualificada no mercado. Muitos acham que o AutoCAD, ou qualquer outro programa de CAD, é um bicho de 7 cabeças mas eu quero te provar que não é difícil. Tudo o que você precisa é de um bom curso de qualidade e assim você vai dominá-lo como ninguém. Conheça nosso Programa de Formação Desenhista Profissional de CAD no link https://plataformacad.com/desenhista-profissional-de-cad/

Veja o comentário deixado pelo aluno Laércio que já fez um de meus cursos:

“Curso Maravilhoso, consegui aprender a fazer projetos sem sair de casa, usando o tempo que eu conseguia disponibilizar para isso. Muitas dicas importantíssimas que ajudam a otimizar o uso do programa. recomendo.” (Laércio Gomes)

Você quer ser um profissional qualificado em uma dessas diversas áreas e driblar a crise? Trabalho não falta, o que falta é mão de obra. O mercado de trabalho exige que você se qualifique. E esta é sua oportunidade. Esse é o momento, não perca tempo… ESSA É SUA CHANCE…

Antes de terminar, você sabe o que as empresas exigem de um cadista? Não? Então …

O QUE AS EMPRESAS EXIGEM DE UM DESENHISTA CADISTA?

Recentemente o mercado de trabalho esta expandindo e abrindo novas oportunidades para diversos profissionais, diante disso, um exemplo de um nicho são os profissionais cadistas. Mas, o que as empresas exigem de um cadista?

Os cadistas são aqueles que desenvolvem plantas e desenhos técnicos para projetos, entretanto, o mercado tem uma alta procura desse perfil, porém, a maioria das empresas exige um vasto conhecimento, como domínio de software e ainda alguns necessitam ler e interpretar projetos corretamente.

Grande parte desses profissionais precisa ter conhecimento em softwares de desenho como o AutoCAD, entretanto, o mercado de trabalho vem cobrando muitos destes profissionais já que existe muita concorrência.

Uma alternativa para melhorar os seus conhecimentos é ter uma capacidade de dominar e ler os desenhos com precisão, pois grande parte dos cadistas ao receberem os projetos, eles estão todos em esboços ou em rascunhos básicos. Diante disso, uma alternativa é investir em cursos para ter uma maior experiência com desenho técnico.

Estudo constante

Apesar dos cursos já oferecerem alguma base para estes profissionais é importante lembrar que o software está em constante evolução, ou seja, todo ano os programas recebem atualizações e assim grande parte das empresas acabam exigindo um conhecimento sobre estas novas versões.

De qualquer maneira outra especificação que é bastante importante é que as empresas cobram dos profissionais cadistas um domínio da área de atuação da empresa para conseguir desenvolver o trabalho da forma correta. Desta forma, o ideal é que o cadista se mantenha sempre atualizado e disposto para garantir seu espaço no mercado de trabalho. Veja todas as informações sobre o Programa de Formação Desenhista Profissional de CAD no link https://plataformacad.com/desenhista-profissional-de-cad/

Veja esta reportagem que saiu na TV e tire suas conclusões:

Um abraço e até o próximo artigo!

2 Comments

  • Marcos Silva 23/08/2017 at 15:53

    É sem dúvida uma experiência fantástica, sempre gostei de trabalhar auxiliado por computador é o curso de AutoCAD ministrado pela plataforma CAD, superou minhas expectativas, sem falar que comparado a cursos do mercado não oferecem a qualidade de ensino.muito obrigado

  • Petrucio 17/08/2017 at 20:26

    OBS: – O autoCAD, dependendo dos 2 cursos que o candidato fazer, no caso de 2D, E 3D, Terceira dimensões, deixa a situação dos projetos até, assim como você esta vendo nas fotos inclusive, esta foto, é exatamente feita no autoCAD Feitas em plantas baixas, e depôs renderizada pra efeito demostrativo. – Veja abaixo as explicações deste programa: – Eu pascei muito tempo elaborando projetos em pranchetas utilizando esquadros de 30°, 45°, 60°, réguas paralelas, escalímetros para tomar dimensões, e apos tempos depôs, pascei a usar tecnógrafo que fazia todas as funções de ferramentas para desenhar mas nos anos 2002, comecei a descobrir que a alguns tempos já estava no mercado o programa de computação gráfica que é o autoCAD então, ai eu fui logo cuidar de fazer este curso, para poder me atualizar na tecnologia e assim, consegui e nos dias atuais, conheço este grande programa que considero o maior programa de computação gráfica do mundo ao qual esse que estou compartilhando, que na verdade, ele e outros também semelhantes a esse, é quem eu considero que é os maiores programas de computação gráfica do mundo por que ele faz os desenhos com a maior, facilidade nem, se compara tramalhar manualmente como eu pascei 8, anos na prancheta de 1993, até, 0s anos 2001 dai, foi que comecei a trabalhar com o autoCAD até, os dias atuais. mas tem uma explicação que ainda não poço dizer que domino o autoCAD, por que tem muito profissional que sabe dominar com a maior, facilidade e conhece o programa bem, a fundo e assim, espero que tenha ajudado a você que ainda não conhece esse programa os quais, já é do ramo de desenhista-projetista industrial, e arquitetônico.

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será divulgado.