Entenda um pouco sobre a Engenharia Civil

Entenda um pouco sobre Engenharia Civil

Durante os primeiros anos da fase adulta, somos confrontados com situações em que devemos fazer certas escolhas. Escolha de uma namorada, escolha de um carro, escolha de um curso na faculdade. Essa última costuma ser uma das mais difíceis, afinal, é uma escolha pra uma vida toda, é a escolha de uma carreira. Dentre os inúmeros cursos oferecidos, há aqueles mais tradicionais e que ainda atraem os vestibulandos, como a Engenharia. Hoje vamos entender um pouco sobre a Engenharia Civil.

A origem

Também chamada de Construção Civil, tem sua origem atrelada à origem humana, já que o homem primitivo era capaz de criar habitações em cavernas e colocar troncos para atravessar rios. Entretanto, as primeiras construções de fato se iniciaram entre 4 mil e 6 mil anos atrás, na Mesopotâmia e no Antigo Egito, quando o homem começou a abandonar a vida nômade e começou a construir moradias permanentes.

O que é

A Engenharia Civil é basicamente o ramo da engenharia que mexe com a concepção, construção e manutenção de um ambiente físico. Ou seja, é a engenharia que lida com conceder, construir e fazer manutenção de obras como casas, edifícios, estradas, pontes, viadutos, canais e etc.

O dia-a-dia

Na prática, o engenheiro civil tem o papel de projetar e acompanhar todas as etapas de uma construção ou de uma reforma. É imprescindível que estude as características físicas de cada material usado, as características do solo e a influência do vento na região da obra. A partir daí, desenvolve o projeto, cabendo a ele garantir a segurança plena da edificação, atento para que todos os materiais usados na obra estejam de acordo com as normas técnicas pré-estabelecidas.

Planta Baixa no AutoCAD

Um dos softwares mais importantes usado no dia a dia de um engenheiro civil é o AutoCAD, utilizado na elaboração de projetos nessa área, por isso disponibilizamos para você um tutorial passo a passo e gratuito que ensina a desenhar uma Planta Baixa no AutoCAD. Clique aqui para visualizar as videoaulas.

Na faculdade

Um estudante de Engenharia Civil tem que adquirir conhecimentos tanto teóricos, quanto práticos sobre estruturas, estradas e transportes, hidráulica e saneamento, materiais e até sobre exigências legais e de segurança necessárias. O curso é desenvolvido em 5 anos e é fundamental que o aluno faça estágio na área para entrar em contato desde cedo com a realidade técnica de seu futuro local de atuação. Cursos de atualização, participação em eventos da área e congressos técnicos também são extremamente importantes para a formação do profissional, além da pós-graduação, que é praticamente uma exigência para este mercado de trabalho.

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será divulgado.