Iglu: Você sabe desenhar no AutoCAD?

IGLU: Você sabe desenhar no AutoCAD?

No texto de hoje vou falar sobre como são construídos os Iglus, mas para atiçar sua criatividade, você consegue desenhar no AutoCAD ou fazer a planta baixa de um Iglu no AutoCAD?

Desenhar no AutoCAD requer conhecimento do software, por isso, se você está começando agora, disponibilizei um tutorial gratuito, passo a passo, de como fazer uma Planta Baixa no AutoCAD. Clique aqui para baixar!

Iglu: Você sabe desenhar no AutoCAD?

A imagem acima é a planta baixa dos iglus de vidro do Hotel & Igloo Village Kakslauttanen, localizado em Saariselk na Finlândia. O hotel possui 32 cabanas de madeira, 20 iglus de neve e 20 iglus de vidro espalhados pelo terreno. Esta planta baixa serve de modelo para você desenhar no AutoCAD.

Como são construídos os Iglus

Os esquimós necessitavam de encontrar um local que fosse adequado para que eles pudessem fazer suas cabanas de gelo.

Para conseguir proteger-se do frio os esquimós dão preferência para os locais que possuem as superfícies congeladas, por exemplo, os lagos ou mar, pois neste local o gelo é menos espesso, sendo menos gelado.

De acordo com o físico Cláudio Furukawa, da Universidade de São Paulo (USP), o gelo é um excelente isolante térmico, pois ele consegue segurar o calor 100 vezes mais do que o alumínio.

Construção

Após encontrar o local é preciso localizar um camada de neve que seja compacta, assim é possível cortar os blocos retangulares (servem como tijolos).

Para que os iglus (igdlu, que significa “casa”) fiquem perfeitos é preciso que os blocos consigam ter o encaixe correto, para que esta estrutura consiga resistir aos ventos do Ártico.

Conforme o iglu principal está finalizado é possível anexar outros menores, que podem servir de depósito de alimentos, aposentos ou ainda banheiro. Para entrar na “casa” é feito um túnel na entrada principal, este pequeno túnel deve ser largo suficiente para que somente uma pessoa entre.

Planta Baixa no AutoCAD

Apesar de ser bastante prático, atualmente os iglus quase não são utilizados pelos esquimós, pois desde o século XVII, os esquimós passaram a construir casas de madeira, além disso, mesmo antes da data, este tipo de construção era feita somente quando necessário, pois nos dias mais quentes era construída tendas com osso e couro de baleia. Apesar disto, este costume é muito antigo, pois, de acordo com registros os iglus são desenvolvidos desde 3 000 anos atrás.

Como são feitas as casas de gelo

Iglu: Você sabe como desenhar no AutoCAD?

Em primeiro lugar é preciso testar a consistência da neve, em seguida é necessário que ela esteja compacta para que possam ser cortados os blocos retangulares.

A estrutura é feita com os blocos de gelo, a primeira é enterrada no chão até formar um círculo de 2 metros de diâmetro. Para conseguir que os blocos se encaixem nas fileiras superiores os blocos de baixo são serrados e formam uma rampa ascendente inclinada para dentro.

Para dar o acabamento os blocos são empilhados em forma de espiral. Para a última fileira pode ser preciso utilizar blocos com tamanhos diferentes. Para completar a casa um buraco no topo funciona como chaminé e para finalizar os vãos entre os blocos utilizam neve fofa.

Para garantir a habitação no interior do iglu, a iluminação pode ser feita com bloco de gelo transparente ou de pele de foca. Apesar do calor da fogueira derreter parte dos blocos, como a água escorre, rapidamente ela congela e continua vedando as paredes de gelo.

A parte interna possui fogareiro ou blocos de gelo forrados, com pele de foca ou baleia para cama e ainda uma bancada para fogueira. Cada bloco tem em media 120 cm (comprimento) x 60 cm (largura) x 20 cm (espessura).

—————————————————–

[GRÁTIS] Clique aqui e acesse o tutorial Planta Baixa no AutoCAD.

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será divulgado.