As 7 maravilhas do AutoCAD – # 1 A incrível sede da Masdar

Quando alguém decide fazer um curso de AutoCAD, talvez não imagine que o programa está por trás de projetos impressionantes ao redor do mundo. Nesta série de artigos vou falar sobre as maravilhas do AutoCAD e apresentar algumas obras geniais para inspirar os futuros desenhistas cadistas.

Os projetos selecionados – as 7 maravilhas do AutoCAD – estão ligados às mais diversas áreas, pois o programa atende a interesses bastante variados, como já expliquei  no post “Usos do AutoCAD“. Contudo, não poderia começar de outra forma senão com uma obra arquitetônica colossal.

Sede da Masdar: Uma das Maravilhas do AutoCAD

Um prédio de energia positiva

Não, essa não é uma afirmação sobre a espiritualidade na sede da Masdar, empresa de energia dos Emirados Árabes. A construção é assim chamada porque produz mais energia do que consome.

O projeto foi elaborado no escritório de arquitetura estadunidense Adrian Smith + Gordon Gill com o AutoCAD como principal ferramenta, tornando-se um dos destaques no portfólio da Autodesk.

O edifício é localizado na cidade sustentável projetada também pela empresa no meio do deserto de Abu Dhabi, capital do país. A cidade é homônima à organização e abriga, entre outros empreendimentos, a nova sede da Siemens.

Começando a construção pelo teto

Pois é, o edifício foi planejado de maneira tão eficiente pelos seus arquitetos que sua materialização foi iniciada pelo teto equipado com painéis de captação solar, assim a energia gasta na construção seria provida por ele mesmo.

Além da energia positiva, o prédio foi criado com outras estratégias sustentáveis como emissão zero de carbono e resíduo (líquido e sólido) e consumo de água 70% menor que o esperado para o seu porte.

Planta Baixa no AutoCAD

A sede da Masdar, ou Masdar Headquarters, é o primeiro edifício no mundo a ser autossuficiente em energia com um dos maiores sistemas fotovoltaicos do planeta em seu telhado, fator que também proporciona sombra para os trabalhadores durante a construção dos níveis mais baixos da estrutura.

Masdar: a cidade do futuro

O conjunto arquitetônico está localizado na também impressionante Masdar City. A cidade com ares d’Os Jetsons é um ambiente totalmente baseado no uso de tecnologias limpas. Orçamentada em cerca de US$ 1,2 bilhão, a previsão é de que sua população fixa chegue a 50 mil habitantes.

Também se inspirou para criar coisas incríveis? Lembre-se que tudo começa com um bomcurso de AutoCAD, descubra como começar o seu sem sair de casa. Conheça nossa Escola de CAD no link  http://plataformacad.com.br/ead

 

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será divulgado.