O que é SolidWorks?

O que é SolidWorks? Veja o que ele pode fazer!

Muitos perguntam o que é SolidWorks e o que ele faz. Neste texto vou falar sobre isso, leia até o final.

O SolidWorks é uma ferramenta destinada aos engenheiros, projetistas e outros profissionais da área. O programa tem capacidade de oferecer experiência em 3D na para criar o seu projeto.

O que é SolidWorks?

Desenvolvido em 1993 pela SolidWorks Corporation, o software foi adquirido em 1997 pela Dassault Systèmes S.A.. Com sede em Vélizy, França o Solid Works atende os setores industriais, médico, científico, consumidor, produção, educacional, tecnológico e de transportes.

O principal destino da ferramenta é proporcionar aos profissionais da área um trabalho mais simples. Ou seja, o dispositivo permite que você crie, simule e até faça a publicação e gerenciamento dos seus dados.

Todas as suas funções são fáceis, inclusive você pode trabalhar de forma rápida e econômica com os seus produtos.

A intenção da marca é oferecer o material necessário para desenvolvimento de produtos de qualidade.

Este dispositivo de projeto utiliza a modelação paramétrica de sólidos. Todos possuem características das propriedades e de seus elementos, por isto é possível mudar no processo de modelação.

Deste modo, o software de CAD (Computer Aided Design) tem uma interface fácil de interagir e várias ferramentas para produção. Para quem procura por uma solução viável e necessita de facilidade, rapidez e redução de custos, pode apostar no programa.

No geral, ela possui mais de 2.170.100 projetistas de produtos e engenheiros no mundo inteiro. Todos são representados por mais de 182.300 empresas.

Com presença no Brasil desde 1998, o Solid works possui mais de quatro mil clientes. Atualmente a sede da companhia que importa da América Latina está localizada em São Paulo.

História do SolidWorks – Tudo sobre solidworks

A cada dia é mais comum o uso de softwares para ajudar a desenvolver projetos de engenharia. Na década de 50 já começaram a surgir protótipos e máquinas para o desenvolvimento de rascunhos relacionados as redes elétricas.

Não demorou muito para estes esboços serem chamados de CAD, do termo em inglês Computer-aided design (desenho auxiliado por computador). Na década de 60, estes dispositivos apareciam no desenvolvimento de aeronaves, automóveis e componentes eletrônicos.

Somente na década de 70 apareceram as aplicações 3D em CADs, porém, muito precárias, portanto, só na década seguinte, surgiram os desenhos sólidos nos CADs.

Em 1977, apareceu a empresa francesa Dassault Systèmes desenvolvedora do CATIA (1977), e do SolidWorks (1995).

Desde este período, a indústria estava em busca de um software que unisse o modelamento tridimensional com base em sólidos.

Em 1993 o fundador da SolidWorks, Jon Hirstick, recrutou o seu time. Com esta equipe todos começaram a desenvolver a tecnologia de CAD 3D.

Ao longo destes anos, ocorreram muitos avanços nos softwares CAD. Isto ocorria devido a grande necessidade de automatização nas áreas de engenharia e aeronáutica.

Em 1995 a primeira versão do software foi desenvolvida em apenas dois meses. O mecanismo agradou os seus consumidores devido à facilidade de uso. Deste modo, a companhia obteve um crescimento rápido o que gerou a melhora e contínua inovação dos seus produtos.

Assim a empresa se estabeleceu e virou um forte competidor do CAD. Mas para se manter na liderança a Dassault Systèmes’ (DS) manteve a base da empresa.

Entretanto, antes dos anos 2000 diversas empresas do ramo acabaram caindo no esquecimento. Hoje a Dassault Systèmes quanto a Autodesk são as líderes no desenvolvimento de softwares CAD.

Deste modo, a maior parte dos softwares desenvolvidos apresentam versões anuais com diversas adições, para melhor desenvolvimento de projetos 3D.

Dessa forma, a SolidWorks foi à empresa que mais cresceu, chegando a ter dois pontos percentuais no faturamento de renovação da DS.

Atualmente Jeff Ray, o CEO da empresa iniciou seu trabalho em 2003 e nestes anos teve a vendas de licenças mundiais sempre no topo.

O que o SolidWorks pode fazer?

A cada dia é necessário ter um maior desenvolvimento de produtos. Dessa maneira, acabou ocorrendo o desenvolvimento de novas tecnologias para facilitar a alta demanda.

Na realidade isto acontece desde muitos anos atrás. Inclusive a maior parte de escritórios de arquitetura e decoração necessita desta agilidade. Portanto, o uso da ferramenta permite o trabalho de forma prática.

Para quem tem dúvidas o que é solidwork é preciso entender que o programa permite um trabalho diligente.

O prospecto oferece recursos bastante intuitivos. Apenas com um esboço simples ou complexo é possível criar um sólido. Em vista disso, o usuário tem acesso a diversas ferramentas e recursos.

Como exemplo, os usuários que precisam fazer migração do 2D para o 3D, o software possui funções específicas para facilitar a migração.

Além disso, ele permite a importação de diversos tipos de arquivos, inclusive a interação com os diversos softwares CAD disponível no mercado.

Com o atual solid works é viável visualizar a constituição do objeto. Ainda é possível que ele seja visto na forma interna e externa. Ou seja, permite a correção de falhas. O programa também atua como um simulador, pois autoriza alterar o tamanho do objeto com poucos cliques.

Planta Baixa no AutoCAD

Todos os seus mecanismos são desenvolvidos com a função de fazer o desenho desses instrumentos. Assim todos são apresentados em formato 3D no computador.

Com o PDM (Product Data Management – gerenciamento de dados do produto) também é realizável organizar os seus dados e ter controle de todas as informações do projeto.

O Solidworks Product Data Management (PDM) também pode:

  • • Compartilhar e colaborar os projetos.
  • • Criar um fluxo de trabalho eletrônico para otimizar o seu desenvolvimento.
  • • Diminuir as preocupações fazendo controle de versões e perda de dados.
  • • Fazer o armazenamento e indexação dos dados do projeto com segurança.

Ainda o programa tem complementos como SolidWorks Composer onde permite manter a documentação sincronizada com as alterações do projeto, garantindo minimizar os custos.

O SolidWorks Simulation serve para testar a resistência dos componentes, enquanto o Solidworks Sustainability segue para o lado do meio ambiente devido o seu caráter sustentável.

Ou seja, com o Solidworks Simulation é possível melhorar a qualidade e aumentar a inovação dos produtos graças aos pacotes. O usuário pode configurar ambientes de simulação do mundo real e testar antes da fabricação.

Os parâmetros são variados sendo, design, durabilidade, resposta dinâmica e estática, movimentos, transferência de calor, dinâmica do fluxo de fluido e moldagem e muitos outros. Todos eles com objetivo de trazer qualidade e a segurança do produto.

Através do programa é permitido avaliar os impactos ambientais que o produto pode causar, antes do projeto ser iniciado.

Para quem precisa migrar para 3D deve levar em conta alguns aspectos que faz o SolidWorks se destacar dos concorrentes.

Com um custo menor, o programa também tem capacidade de projetar seus produtos com rapidez e facilita a produtividade da sua equipe.

Conforme a pesquisa da MIT realizada em 2006 com usuários do SolidWorks, demonstrou que 54% dos entrevistados tiveram uma redução no tempo de lançamento no mercado. O número chegou à média de 20% totalizando uma economia de material de 18%*.

Como o programa é descomplicado conforme estudo da MIT, várias empresas que adotaram o software conquistaram ganhos de produtividade com média de dois meses e meio.

Este estudo também mostrou que 69% dos entrevistados tiveram interações no projeto em menos tempo*. Graças as ferramentas de fluxo de trabalho, os recursos de gerenciamento e sua fácil integração. No entanto, outras tecnologias também ajudaram na redução de erros e economia do projeto.

*Elizabeth B. Ames, MIT Sloan School of Management, “Productivity and Return on Investment for SolidWorks® 3D CAD Software” (Produtividade e Retorno sobre Investimento do Software CAD 3D SolidWorks®), Agosto de 2006.

Imagens feitas no SolidWorks

Veja a seguir algumas imagens feitas através do programa:

O que é SolidWorks?

O que é SolidWorks?

O que é SolidWorks?

O que é SolidWorks?

O que é SolidWorks?

O que é SolidWorks?

O que é SolidWorks?

O que é SolidWorks?

Por que aprender Solid Works?

A ideia de aprender Solid Works é interessante, pois o programa pode simplificar o seus projetos. Deste modo, todo usuário pode se tornar mais produtivo.

Ao optar em estudar a ferramenta toda, a equipe vai ter uma colaboração melhorada. Com isto será possível compartilhar os projetos entre si e com outros parceiros. Com a colaboração fica mais fácil agregar novas ideias e trazer benefícios para o seu projeto.

Além disso, ao migrar para o SolidWorks é possível trabalhar com a revenda local. Com ela será possível criar a estratégia de implementação, além de garantir um treinamento abrangente.

Com mais de 500 mil usuários em sua comunidade, você encontra fornecedores, parceiros e até mesmo clientes que compartilha ideias. Todos eles solucionam desafios e ensinam um ao outro.

Entre as questões mais importantes é que a demanda pelo aplicativo, está cada vez maior. A maior parte das agências de engenharia busca por profissionais que utilizam o item em seus projetos.

Ou seja, cada vez aumenta o número de pessoas que estão aprendendo a usar a plataforma e crescendo a quantidade de profissionais deste ramo.

O conhecimento em softwares 3D virou um pré-requisito para ingressar em várias empresas do setor. O item oferece um legue variado de soluções para projeto, com criação completa de projetos 2D e 3D, simulação de movimento, análise de elementos entre outras funções. Mas o principal, ao ser comparado com os softwares líderes de mercado, o SolidWorks possui um baixo custo de implementação.

Além disso, devido as suas capacidades ele também apresenta ferramenta integrada de análise. Ou seja, todas valorizam a qualidade do produto, além de reduzir os custos.

Para entender como é benefício é preciso citar alguns números, são eles:

  • • 16% de diminuição dos protótipos.
  • • Acontece a redução de tempo em 34% para finalizar os projetos.
  • • Com poucos erros existem 21% de aumento na economia da sucata.
  • • O ciclo do projeto tem redução em 23%.
  • • Ocorre uma redução de 20% em engenharia.

Como consequência, o Solid works facilita o uso dos recursos necessários para os projetista e engenheiros. Devido a isto é possível criar itens precisos e de forma muito mais rápida. Ainda com a compatibilidade com outros sistemas CAD, o aplicativo possui recursos inovadores que permite a colaboração entre as plataformas.

Diante tantos pontos positivos, se você pretende aprender um software CAD que abrange estas necessidades, o Solid works vai proporcionar um diferencial no mercado de trabalho.

Todas as funções do programa consegue atingir todos os níveis de processo de desenvolvimento de produto. O programa cumpre o que é apresentado, fazendo com que o fluxo de trabalho seja contínuo e integrado. Com estas soluções intuitivas é possível um melhor gerenciamento do projeto, da verificação, do design, da comunicação e do gerenciamento de dados.

Logo os projetistas e engenheiros estarão preparados para cobrir todas as áreas necessárias com facilidade e diminuir o ciclo de design, e aumentar a produtividade. Por fim, será possível criar produtos revolucionários para o mercado com muito mais rapidez, graças ao Solid works.

Sobre o SolidWorks, agora que você sabe o que é, aproveite para conhecer nossos cursos de SolidWorks. Acesse o link http://plataformacad.com.br/ead/curso-solidworks/

Deixe o seu comentário

O seu e-mail não será divulgado.